Resumo
Os avanços e a disseminação do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) descortinam novas perspectivas para a educação a distância com suporte em ambientes digitais de aprendizagem acessados via internet. Considerando-se que a distância geográfica e o uso de múltiplas mídias são características inerentes educação a distância, mas não suficientes para definirem a concepção educacional, discute-se a educação a distância (EaD) não como uma solução paliativa para atender alunos situados distantes geograficamente das instituições educacionais nem apenas como a simples transposição de conteúdos e métodos de ensino presencial para outros meios e com suporte em distintas tecnologias. Os programas de EaD podem ter o nível de diálogo priorizado ou não segundo a concepção epistemológica, tecnologias de suporte e respectiva abordagem pedagógica. Este artigo pretende discutir as abordagens usuais da educação a distância, destacando o uso das TIC para o desenvolvimento de um processo educacional interativo que propicia a produção de conhecimento individual e grupal em processos colaborativos favorecidos pelo uso de ambientes digitais e interativos de aprendizagem, os quais permitem romper com as distâncias espaço- temporais e viabilizam a recursividade, múltiplas interferências, conexões e trajetórias, não se restringindo à disseminação de informações e tarefas inteiramente definidas a priori.
Palavras-chave: Educação a distância – Tecnologias de informação e comunicação – Interação
Autora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Ver artigo completo em:
http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf
http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a10v29n2.pdf
Professor, que tentei ver o artigo completo mas não existe o link.
ResponderExcluirPode verificar e dar um retorno?
Grato,
Olá Professor!
ResponderExcluirO link estava mesmo errado.
Este está correto.
Grato
Boa noite Professor.
ResponderExcluirNota-se um grande empenho na melhoria dos recursos multimídias que vêem sendo utilizadas para a melhoria da qualidade do EaD, lembrando que EaD não só deve na intenção de transmitir o conhecimento, aprendizagem, mas também no foco de educar e formar um cidadão, EaD não trata-se de ensino a distancia e sim, Educação a Distancia, este é o desafio maior.
Concordo com você também.
ResponderExcluirAs tecnologias estão cada vez mais permitindo e aproximando a formação e educação de qualquer indivíduo. Entretanto, no Brasil essa cultura ainda é nova e enfrenta diversas barreiras e preconceitos.
Mas já foi provado que muitos alunos que escolheram o ensino a distância tiveram melhores desempenhos no ENADE do que a maioria dos alunos que fizeram um ensino presencial.
Na verdade, para que um aluno realize um ensino da distância, é preciso que o mesmo seja muito disciplinado, planejado e principalmente que tenha maturidade para "buscar conhecimentos" sozinho.
e muito mais !!!